Sabores dos Biomas Brasileiros 2 - Centro-Oeste
Na nossa serie de posts que falam sobre pratos que narram biomas, culturas e tradições com toque de alta gastronomia, vamos falar hoje de uma maravilha da região Centro-Oeste.
Sabores do Pantanal – Caiman Pantanal
No Pantanal, a gastronomia e a hospitalidade formam uma dupla perfeita. A Caiman (CLIQUE AQUI para acessar o site e saber mais) preserva o espírito da culinária pantaneira com pratos autênticos como o tradicional churrasco, celebrado ao som de moda de viola ao vivo.
Delícias como a chipa de bocaiúva e a sopa paraguaia completam o cardápio típico e levam os visitantes a uma imersão nas culturas e nos sabores da região.
Curiosidade: Um dos pratos mais tradicionais da região Norte é o Pato no Tucupi. O tucupi – caldo extraído da Mandioca – leva dias de preparo e precisa ser fervido para consumo. Este ingrediente, por sua vez, é a alma do famoso Tacacá, que vem servido com goma de tapioca, camarão seco e jambu (erva que adormece a língua). A sopa paraguaia, típica da região Centro-Oeste, foi criada como um caldo líquido, mas acabou ganhando farinha e virando uma torta, um exemplo fascinante de adaptação cultural, nascida da necessidade de criar um alimento fácil de transportar durante longas viagens na guerra.
No próximo post vamos falar de uma experiência entre o Norte e Centro-Oeste… uma fusão de sabores amazônicos.
Bora programar uma viagem para a Caiman com a Fydes? 😉
Texto por Brazilian Luxury Travel Association